UM POUCO DE VALÉRIA LACERDA

Entrevista com a renomada profissional de dança, Valéria Lacerda:
Eis a questão!! Qual a diferença entre bailarinas x dançarinas: bailarinos somos todos nós que passamos horas e horas tendo aulas com profissionais, ensaiando, ganhando bolhas nos pés, dores no corpo, repetindo mil vezes uma mesma sequência para que um passo saia perfeito, tudo feito com muito amor e dedicação!!
Quais as características necessárias para ser uma Bailarina?
Para ser uma bailarina é necessário gostar de dançar e ter muita disposição para os ensaios e treinamentos. Outras características interessantes são:
• Disciplina, força física, responsabilidade, capacidade de concentração,
Agilidade, flexibilidade, elasticidade corporal, habilidade de transpor limites garra e determinação.
Qual a formação necessária para ser uma Bailarina?
Para ser uma bailarina profissional são necessários muitos anos de prática da dança (geralmente de 6 a 8 anos). Existem muitas escolas de dança nas quais os alunos, que geralmente começam cedo, podem cursar todas as fases de aprendizado, até se habilitarem como profissionais e poderem dar aulas. Existem também escolas que participam de testes internacionais, nos quais os alunos que são aprovados ganham certificados de instituições renomadas. Existe também a opção participar de audições ou seleções para cursos no exterior, onde a dança é mais incentivada, como na Inglaterra ou na França. Também pode formar-se em Educação Física e especializar-se em dança com diversos curso, congressos, pós-graduação, como é meu caso.
Qual tua relação com a Dança?
Estudo dança a mais de 12 anos, e desde muito pequena sou apaixonada por dançar. Hoje acho muito engraçado mas, quando era pequena juntava todos os vizinhos e amiguinhos para me assistirem a dançar, meu Tio Neca dizia que seria professora que levava jeito e eu dizia: capaz vou ser aeromoça!! Depois de adulta a minha paixão sempre foi a dança de salão, e agora também dança do ventre, mas também fiz aulas de outras modalidades como jazz, danças brasileiras, e até algumas aulas de contemporâneo e moderno. Na dança, dá pra se dizer que já fiz quase tudo; já trabalhei com dança educação para escolas, musicais, projetos sociais, dança com portadores de necessidades especiais, diretora de espetáculos, professora, coreógrafa e além de bailarina, também tenho grupos com todas as idades, desde o baby até a terceira idade.
Qual é o significado da Dança para você?
A dança é minha vida. Dá sentido a tudo que eu faço. Eu amo o que faço no palco e amo passar isso aos alunos. Sou um dependente da dança e agradeço ter na minha vida um vício tão benéfico. Enquanto muitos são viciado em bebidas, drogas, eu felizmente, sou uma viciada em dança, mas, o que você prefere para seu filho?? Deixá-lo a margem do destino, apenas na escola, a qual é indispensável, mas sem nenhuma arte ou esporte para desenvolvê-lo como cidadão, sem nenhum lazer ou prática cultural, o que você espera dele?? Cabeça ociosa pensa bobagem, portanto, ocupe-o, apresente-lhe esportes, dança e aposto que quem pratica e se apaixona por qualquer um destes, ta fora das drogas.
O palco é mesmo mágico e gratificante?
Eu procuro passar o amor que eu sinto pela dança nas aulas e no palco e transmitir ao público sentimentos e emoções através do meu corpo. Fazer passos e movimentos qualquer um pode fazer, mas, a mágica está além da técnica, é o amor pela arte e o dom divino que contam muito; nunca tive dinheiro para dançar em academias quando criança, mas, logo que cresci comecei a investir, e não parei de fazer congressos e especializações até hoje. Quando percebo que as pessoas gostaram do que viram ou aprenderam, é muito gratificante para mim, ver o resultado do meu trabalho e ser prestigiada é o melhor pagamento que eu posso ter.
E o que é complicado?
A inveja. Há espaço para todos e não precisamos nos tratar como concorrentes ou inimigos. Se somos todos profissionais!! - ainda que alguns melhores e outros piores - só os inseguros precisam constantemente estarem falando que são bons. Eu prefiro deixar que os outros me julguem por minha arte, dançando!
Por que você acha que a Cia faz tanto sucesso?
Não me canso em repetir que o nosso diferencial é o amor que tenho pela dança, pelo que faço e pelos meus bailarinos, sempre que coreografo ou danço penso apenas na dança, na arte e nunca em fazer sucesso, competir com alguém ou me aparecer, e sim fazer minha profissão executar meu dom, e faço com louvor. E claro estudo e me dedico muuuuito!!! Tenho orgulho de representar São Gabriel em grandes festivais e nosso trabalho ser reconhecido e divulgar nossa cidade, só no ano passado fomos premiados com mais de 40 troféus, mas precisamos de mais apoio, para que possamos viajar mais e ir mais longe representar nossa cultura, nossa cidade!!


Esta poesia descreve Valéria Lacerda e seu amor a sua arte!!
Danço...
Não apenas por dançar;
Mas por sentir em cada partícula de meu corpo;
As notas de uma música que nunca para;
Uma música que surge dentro de mim
Cada vez que penso em dança;
Meu corpo ganha uma vida exuberante;
Um brilho que nenhum ser humano tem;
Minhas mãos falam várias línguas;
Que todos conseguem entender;
Meus pés ganham vida como se dançassem sós;
Meu corpo grita;
Todas as palavras do meu espírito;
Como se eu nunca tivesse falado;
Isso é dançar;
Isso é viver a dança;
E senti-la cada vez mais;
Isso é apenas dançar.
(Mayra Santos)




Para ser professor por Valéria Lacerda:

Para ser professor, não basta ingressar num Curso de Formação e receber um diploma...
Para ser professor, não basta adquirir conhecimentos, observar, participar e dar aulas práticas...
Para ser professor não basta ter um somatório de passos e malabarismos estonteantes...
Para ser professor não basta apenas fazer cursos com os melhores professores de dança do mundo...
Para ser professor, é preciso muito mais que isso...
...É preciso trazer dentro de si o ideal de educador...
...É preciso ter consciência da responsabilidade que lhe cabe em orientar as pessoas, os bailarinos...
...É preciso demonstrar equilíbrio em palavras e ações principalmente no trato com os alunos...
...E preciso compreender a si mesmo para poder compreender aos outros...
...É preciso atualizar-se sempre, e sempre...
...É preciso ter humildade para aprender e querer...
...É preciso parar e refletir se de fato escolheu a profissão que desejava...
...É preciso esforçar-se por tornar a escola de dança em algo de valor e de grande significado para o aluno...
...É preciso estar sempre fazendo uma autocrítica, uma auto-avaliação do seu despenho como educador...
...É preciso saber ouvir, perceber e sentir o que seu aluno precisa e quer...
...É preciso ser capaz de dar algo de si em troca da grande satisfação de contribuir para o progresso de outrem...
...É preciso crer e amar aquilo que faz...
...É preciso saber enfrentar com coragem e otimismo os reveses que sua profissão poderá lhe trazer...
...É preciso ser como a rosa, que apesar dos espinhos no caule que lhe sustenta, não deixa de espalhar perfumes e transmitir alegrias ao seu redor...
Minha satisfação na minha profissão professora de dança, devo ao meu amor por minha arte de dançar...
Minha satisfação com meus alunos, devo ao amor que dou e recebo deles...
Minha satisfação com os resultados do meu trabalho, devo ao esforço meu e de meus bailarinos...
Minha felicidade, minha profissão, meu dom de dançar...
Devo à DEUS pai.

Obrigado Senhor!!

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios